Semana do pescado visa incentivar o consumo no Brasil 

Evento segue até o dia 15 de setembro 

04/09/2022 às 13:00 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Semana do Pescado começou na última quinta-feira (1º), com ações em todo o país. Considerada uma "segunda Quaresma", a semana pretende incentivar o aumento do consumo de peixes e demais produtos da pesca e aquicultura. 

O evento, que será realizado até o dia 15 de setembro, envolverá ações de supermercados, restaurantes e feiras livres, com espaços gastronômicos abertos para a população. No ano passado, as ações resultaram em um aumento de 30% no consumo. Para este ano, a meta dos organizadores é realização de ações promocionais e gastronômicas em 100% dos estados. 

Além do foco no consumidor, a Semana do Pescado tem o objetivo de fortalecer a economia local, promovendo aproximação entre os principais envolvidos na cadeia produtiva, como colônias de pesca, pescadores, mercado distribuidor, bares, restaurantes, associação de hotéis, buscando ofertar um pescado de qualidade e procedência, como base na segurança alimentar.

A expectativa da SAP (Secretaria de Aquicultura e Pescado) do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é de que a Semana do Pescado de 2022 possa representar uma grande oportunidade de mobilização de toda a cadeia produtiva nacional para fomentar novos negócios, consolidar ainda mais essa campanha no calendário nacional como período de grande comercialização e consumo de pescado, instituindo em todas as regiões do país o hábito permanente de consumo de pescado e frutos do mar, oriundos tanto da pesca quanto da aquicultura.

Consumo no Brasil

O pescado reúne todos os peixes, crustáceos (camarões), moluscos (ostras e mexilhões), anfíbios (rãs), répteis (jacaré e tartarugas), equinodermos (ouriços e pepinos-do-mar) e outros animais aquáticos usados na alimentação humana.

Segundo recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), o consumo dessa proteína deve ser de forma harmônica e de no mínimo 250 gramas semanais, divididas em duas refeições. O pescado pode ser obtido através da atividade agropecuária, conhecida como aquicultura. 

Atualmente, o consumo de peixes pela população brasileira é, em média, de aproximadamente 9 kg/habitante/ano. A recomendação da FAO é de 12 kg/habitante/ano.

Com informações do Mapa 

Foto capa Vanessa Almeida de Moraes/Emater-RSAscar


Últimas Notícias